Dietas Vegetarianas e Sintomas Depressivos entre Homens

Destaques
• Pouco se sabe sobre benefícios para a saúde mental ou riscos de dietas vegetarianas.
• Os homens vegetarianos apresentaram maiores valores de depressão após ajuste para potenciais fatores de confusão.
• As deficiências nutricionais podem explicar esses achados, mas a causalidade reversa e a confusão residual não podem ser descartadas.

Resumo
As dietas vegetarianas são associadas a benefícios cardiovasculares e outros benefícios para a saúde, mas pouco se sabe sobre benefícios ou riscos para saúde mental.

Objetivos
Para determinar se a autoidentificação de hábitos alimentares vegetarianos está associada a sintomas depressivos significativos em homens.

Método
Os dados de auto-relato de 9668 parceiros masculinos adultos de mulheres grávidas no estudo Avon Longitudinal de Pais e Crianças (ALSPAC) incluíram a identificação como dados de frequência dietética vegetariana ou vegana e a Escala de Depressão de Edimburgo Post Natal (EPDS). Os resultados contínuos e binários foram avaliados com múltiplas regressões lineares e logísticas levando em consideração potenciais variáveis ​​de confusão incluindo: idade, estado civil, status de emprego, posse de habitação, número de crianças no lar, religião, história familiar de depressão contato psiquiátrico infantil anterior, cigarro e consumo de álcool.

Resultados
Os vegetarianos [n = 350 (3,6% da amostra)] apresentaram maiores valores de depressão em média do que os não vegetarianos (diferença média de 0,96 pontos [IC 95% + 0,53, + 1,40]) e maior risco de escores EPDS acima de 10 (ajustado OR = 1,67 [IC 95%: 1,14,2,44]) do que os não-vegetarianos após ajuste para potenciais fatores de confusão.

Conclusões
Os homens vegetarianos têm sintomas mais depressivos após ajuste por fatores sociodemográficos. As deficiências nutricionais (por exemplo, em cobalamina ou ferro) são uma possível explicação para esses achados, porém a causalidade reversa não pode ser descartada.

 

> Leia o estudo completo: https://goo.gl/7NR4JS

 

Fonte:

http://abran.org.br/para-profissionais/dietas-vegetarianas-e-sintomas-depressivos-entre-homens/